EVOLUÇÃO AJARÃ DE MINISTRO A SISTEMA


OS PODERES INICIÁTICOS E SUA POSSIVEL EVOLUÇÃO

                Salve Deus!
                Primeiramente gostaria de deixar aqui registrado que esse post é acima de tudo uma opinião pessoal baseado nas palavras da Clarividente Neiva Chaves Zelaya , de seu acervo , suas aulas e também de nossos Trinos Triadas, as quais convido nossos irmãos a pensarem com muito carinho.
                Podemos afirmar com certa segurança que no advento da preconização do Doutrinador na Cachoeira do Jaguar onde Pai João, Pai Zé Pedro e Natachan já afirmavam a presença do Doutrinador, ali nasceu também a Doutrina do Amanhecer, que foi oficializada com seus rituais cabalísticos e iniciáticos após a chegada aos arredores de Planaltina em 09 de novembro de 1969. Até então predominava uma raiz mais nativa, evangélica com bases no espiritismo Kadercista, isto posto com a presença forte de Mãe Neném que foi a presidente da UESB até a sua dissolução quando ainda a Irmã Neiva chegou a Taguatinga, última parada até o Vale do Amanhecer.
No Vale do Amanhecer a presença forte do Monge Tibetano Humarran permitiu a chegada da iniciação Dharman-oxinto que é base do que somos hoje enquanto médiuns que atuam em uma faixa iniciática, com essa presença de Monge nasceu o Trino e deu origem a formação e criação do Adjunto que é o que move da formação a força decrescente que é também a força motriz da cura desobsessiva, a qual somos especialista.
                Muito bem com a junção dos três Oráculos, Obatalá, Olorun, e Simiromba foi possível a movimentação e triangulação de forças nas cabalas do Turigano, Estrela candente e estrela de sublimação, essa última permitiu a movimentação por nós outros Jaguares de um grande poder iniciático que denominamos Santo Nono, que segundo o Primeiro Mestre Sol Trino Tumuchy é o mais alto poder cabalístico que temos sobre a Terra.
Com seus poderes de Agla Koatay 108, Tia Neiva criou os Trinos que é junção de três raízes, tanto que três Adjuntos formam um Trino para dar sustentação e força a determinadas situações em nossa doutrina. Essa situação é evidenciada quando da elevação de espadas, de um lado um Trino Triada fica de um lado, e do outro três Adjuntos formam o outro Trino necessário para a realização desse ritual.
                Foram criados Três Trinos.
                TUMUCHY- oriundos dos poderes da ciência e da transformação e do conhecimento.
                ARAKEN- Que rege a força do Carma e na doutrina é poder de comando, de execução de rituais e funcionamentos dos mesmos.
                SUMANA-Poder de cura... Dos grandes curadores espirituais.
                Segundo nossa Clarividente esses três poderes representados por Mario Sassi, Nestor Sabatovisck e Michel Hanna são as raízes que nos servem e nos assistem em nossa formação e manutenção das forças que chegam dos mundos ou dimensões que nos assistem. São a base de nossa hierarquia e dá sustentação e manutenção ao que denominamos “Força decrescente”.
                Também nos foi ensinado que são três sistemas, regidos por uma individualidade extremamente poderosas...Uma coisa que não ficou bem clara o que são ou representam se são sistemas ou são Ministros que regem esses poderes Tumuchy, Araken e Sumanâ.
Nessa condição fica mais difícil de interpretação são os poderes de Araken, mas Tia Neiva ao falar de Araken fala sobre um velhinho que viveu no México e também de um príncipe que estava na frente de um templo portanto, flava ela de um individualidade, que nessa condição dissocia, separa , individualiza Araken e dá lhe uma condição de um individualidade espiritual.
                Década de oitenta, por volta de 1984/1985 ela consagra o quarto Trino desmisficando que Trino somente são três, nascendo então o Trino Ajarã, que além de ser o Primeiro Doutrinador deste Amanhecer acumula a função de Coordenador dos templos do Amanhecer e recebe dela a outorga de gerir a iniciação Dharman Oxinto e recebe então a essa lei que sua Mãe e Mentora em Koatay 108 lhe transfere seus poderes iniciáticos e físicos, dando lhe condição e permissão espiritual para realizar qualquer consagração nessa doutrina.
                Esse pobre preâmbulo acima serve para me levar a um pensamento e uma certa certeza que é a seguinte:
                No início de sua missão por volta de 1984 , o Mestre Gilberto Zelaya, recebe a consagração de um Trino Presidente Triada, com seu Ministro Ajarã prossegue em sua missão bandeirante de implantar, gerir Templos no Brasil e exterior. Ora e sabido que a evolução quantitativa e qualitativa  da corrente foi e é grandiosa, mesmo com os problemas gerados por seu crescimento, com o número de templos chegamos hoje a 800 templos ou mais, junto a essa formação vieram as estrelas e todos os rituais iniciáticos neles contidos.
Sabemos que tudo tem sua evolução, e essa é feita por conquistas, nesse caso o Mestre Gilberto Zelaya, representante do Ministro Ajarã conquistou como os outros Três Trinos a condição de ser um sistema, um poder diferenciado como são Tumuchy,Araken e Sumanã , por essa razão está nas abertura e principalmente da corrente Mestra.
                Concluindo estamos perdendo muito por não buscar diante dos poderes dos Trinos em sua competência e representatividade espiritual os poderes que foram a eles confiados e assimila-los , e deles formamos através dessa decrescência de força a continuidade da doutrina, por que é através da disciplina e conduta doutrinária que alcançamos os níveis que darão sustentação para a formação e efetiva consagração e registros nos planos espirituais dos poderes que formam e regem o Mestre e principalmente do Adjunto Arcano.
                Sei que são conjecturas ou indagações de um Doutrinador, mas não seria isso mesmo que Tia Neiva esperava e espera do Doutrinador o cientista    dos mundos espirituais? Que ele busque sua raiz, sua história e seus caminhos...
                É bom pensar..Refletir..
Adjunto Adelano
Doutrinador