TRINOS





TRINOS

            Salve Deus!
            Hoje depois de dezessete anos da partida do Primeiro Mestre Sol Trino Tumuchy, nossa doutrina não deu um passo no sentido de ampliar ou melhorar a linha de pensamento do grande pensador dessa doutrina que foi Mario Sassi.
            Mario Sassi foi o decodificador dessa doutrina. Junto a Clarividente ele conseguiu colocar as ideias e pensamentos doutrinários que chagavam do mundo espiritual de forma que tal que tornou compreensível o emaranhado de informações que chegavam dos planos espirituais. Com essa atitude passamos a conhecer melhor sobre a mediunidade do Doutrinador e do Apará, sua mecânica e até sua fisiologia. Também através do mestre Tumuchy o sentido da evangelização tomou forma e vimos um Jesus ficar mais próximo e assumir uma forma rediviva. Deixamos de cultuar Jesus crucificado e passamos a viver um Jesus caminheiro.
Até hoje a ausência do Primeiro Trino dessa doutrina se faz notar de forma muito forte e com poucas possibilidades de ser preenchida.
            O Primeiro Jaguar Trino Araken foi o homem dotado da voz de comando, sua força de herança nos condicionou a entrar na linha iniciática de comando. Pois ele foi impulsionador da Centúria e do curso de sétimo.
Sua chamada para as reuniões eram aulas ministradas cujo teor era sempre voltado para  o desenvolvimento mediúnico.
            De formação seminarista , encontrou na doutrina sua realização. Não obstante seu carma demasiadamente pesado, sempre buscou estar presente em todas as fases que a doutrina encontrou dificuldades. Esteve ausente por aproximadamente dois anos, em que com certeza muito perdemos.
O Primeiro Mestre Jaguar não tinha uma veia filosófica, sempre afirmava que somente o trabalho árduo tinha condições de melhorar o homem. Tinha a habilidade de dizer “não” com uma serenidade tal que todos  se sentiam amparados com essa atitude. Administrou durante muito tempo a escala do Templo Mãe, que por sinal, funcionava perfeitamente bem.
            O Primeiro Mestre Sol Sumanã Mestre Michel Hanna, já veio da linha de cura e traz consigo os poderes da estrela Sivans. Tia Neiva classificou com a estrela Sivans um grupo de Mestres voltados a uma linha mais intelectualizada. Sivans também e a estrela que rege os grande desencarnes.
            O Primeiro Doutrinador deste Amanhecer Trino Ajarã foi ultimo Trino a ser consagrado . Também foi lhe dado a lei Dharman-oxinto que fala sobre as heranças da iniciação e também sobre a troca de Adjunto. Ao Trino Ajarã foi confiado pela Clarividente os poderes físicos e espirituais para realizar qualquer consagração nessa doutrina.
Assim que assumiu sua missão por volta de 1984/5, levou aos Templos externos toda uma estrutura doutrinária. Hoje podemos afirmar que o número de médiuns nos Templos do Amanhecer é bem maior do que os participantes do Templo Mãe.
            Quando o Trino Ajarã assumiu sua condição de Trino Presidente Triada, muitos médiuns questionaram que Trinos teriam que ser três.
Mas não é bem assim:
Um trino  é formado pela junção de três raízes. Três Adjuntos Arcanos formam um trino. Três Trinos formam o Santo Nono.
Haviam três Trinos Triadas-
 Cada trino formando três raízes. Três vezes três é igual a 9 que = ao Nono.
Com a chegada do quarto Trino(Mestre Ajarã) a conta foi ampliada.
TrêsTrinos = 3. Três vezes quatro= 12 que é o apostolado.
O apostolado= 12 . Então 12 vezes o Nono (9) = 108- 108 mantras de Koatay 108.
            Mas para que houvesse os três trinos teve que primeiro existir o Primeiro Doutrinador. Em nosso caso é o Mestre Gilberto Zelaya, Trino Ajarã.
            Hoje depois de do desencarne do Mestre Tumuchy e do Mestre Araken, restam-nos dois Trinos Triadas Presidentes que são os Trinos Sumanan e Ajarã. São nossas raízes outorgadas por nossa Clarividente. Não considerar essa situação éo mesmo que desacreditar de tudo quanto nos deixou Tia Neiva, portanto enquanto estiverem encarnados serão os detentores legítimos dos poderes de Koatay 108. São representantes dos poderes físicos e espirituais de Tia Neiva. O Trino Ajarã recebeu de sua mãe a representatividade de seus poderes. O Mestre Ajarã Gilberto Zelaya , não delegou a nenhum Mestre dessa doutrina a condição da representação direta dos poderes do Trino Presidente Triada Ajarã. Há seus Regentes, e também os subcoordenadores que nos rituais nos templos do Amanhecer o representa. Porém, representante direto que emita como representante de seus poderes, não há nessa doutrina.
            Precisamos levar sempre em consideração que lidamos com forças de herança. Representantes que foram designados sob os olhos de uma clarividente. Portanto, lidar com esses poderes exigem rituais específicos, conduzidos por mestres que realmente herdaram os poderes através de uma Clarividente até que esses mestres que detem por lei e herança espiritual possam delegar a outros para que nossa doutrina assuma sua importância e sua continuidade seja assegurada.
            Certa feita um Mentor disse:
            -Meu filho ninguém não pode dar o que não possui!
Portanto, ninguém pode delegar poderes a outros que não possui, e tão pouco consagrar alguém cuja consagração e poderes não lhe foram conferidos.
            Segundo nossas leis, as leis da Doutrina do Amanhecer, hoje quem pode consagrar ou classificar um Adjunto Arcano sãos os Mestres Michel Hanna , Trino Sumanã e o Mestre Gilberto Zelaya Trino Ajarã.

            Gilmar
Adjunto Adelano
Novembro 2012