PALAVRAS MARCANTES DE TIA NEIVA




Essas frases estão no acervo do Mestre Tumarã José Carlos

   
·     O negativo de hoje será o mal de amanhã.
·     Cada consciência vive e envolve os próprios pensamentos.
·     Preserva tua mente do orgulho, pois o orgulho provém somente da ignorância do Homem que não tem conhecimento e pensa ser grande, ter feito esta ou aquela grande coisa.
·     Se o teu conhecimento for aquilo que deve, pouca dificuldade encontrarás na ação.
·     A caminho de nossa evolução, e como se não bastassem os nossos carmas, sempre estamos a nos servir dos exemplos alheios.
·     Na vida nada acontece por acaso. Tudo tem sua explicação, seu motivo, sua causa e sua razão de ser. Ninguém pode aprender somente com o êxito, somente pela felicidade...
·     Somente no Céu me firmei!
·     A Ciência e a Fé, distintas em suas forças e reunidas em sua ação, para dar ao espírito do Homem uma regra, que é a razão universal, porque a Ciência que nega a fé em Deus é tão inútil como a Fé que nega a Ciência.
·     O equilíbrio moral é o princípio e o poder de todas as coisas.
·     A lei física que nos chama à razão é a mesma que nos conduz a Deus.
·     Não somos políticos, porém, temos como obrigação obedecer às leis e cumprir, com dignidade, o que nos regem os governantes de nossa Nação.
·     Concebo que a Verdade se resume em um Deus único Todo Poderoso, que, ao sentirmos Sua visão, acalmamos a alma e as tempestades, que servem para burilar o nosso espírito.
·     Falamos muito de consciência ou peso de consciência. No entanto, é preciso constância – o que mais falta ao Homem!...
·     Nossa alma está cheia de amor. Só falta saber empregá-lo. E pensar que o mal progride pela falta do emprego do amor!
·     Nosso êxito ou fracasso, persistência ou fé, com que consagramos mentalmente o objetivo que devemos alcançar, depende unicamente do equilíbrio de nossa consciência.
·     Procuras, sempre, a lógica do que te digo. Não raciocines por mim e, sim, pelo que podes acumular.
·     Deus não trouxe o Homem nesta Terra para sofrer ou levá-lo à miséria. Criou-o para que fosse feliz, dando-lhe a inteligência no livre arbítrio.
·     Eu mergulho fundo no abismo do oceano em forma do espaço, a obter pérolas perfeitas para enfeitar aqueles que passaram o tempo a brincar.
·     Aquele que segue somente o caminho da devoção faz, com ele, um círculo vicioso, até se impregnar de superstição.
·     Procura confortar os infelizes e os incompreendidos, mesmo que eles estejam contra ti.
·     Na luta franca, mental, podemos muito bem dominar nossas paixões e os nossos desejos...
·     No domínio de nossa inteligência conseguimos alcançar o que queremos. Não nos expondo ao egoísmo, podemos controlar os nossos sentimentos, sofrendo menos, é claro.
·     Tudo o que possuímos, pelo que somos realmente responsáveis, é a nossa alma.
·     Quanto mais elevado o padrão do Homem nestes carreiros terrestres, mais originais e perfeitas vão-se tornando as suas aberturas.
·     Ninguém gosta de ser servido pelos fracos e infelizes.
·     O ciúme e a inveja são falta de confiança em nós mesmos.
·     Pondera o chão aos teus pés, e verás que todos os teus caminhos serão retos.
·     A tua consciência pura, tão somente, não te livrará da maldade os olhos físicos. É caridade, também dar satisfação do teu comportamento ao teu vizinho, que não conhece a tua consciência.
·     A vida iniciática-evangélica é força, razão e consciência. Religião é conduta doutrinária na família e em Deus.
·     Não confunda cultura com sabedoria. A cultura vem de fora para dentro, penetra pelos olhos e ouvidos. A sabedoria, ao contrário, nasce dentro de nós, concentra-se no nosso plexo e se aflora no coração.
·     Estude a sua própria personalidade, porque de nada valerão todos os conhecimentos do mundo e tudo o que estiver fora de nós, se não conhecermos a nós mesmos.
·     Conheça-te a ti mesmo para viver a tua consciência e, seguro, ser feliz.
·     A grandeza de Deus não tem limites.
·     Não te esqueças da multiplicação do teu coração. Não cresças em ti mesmo. Procura ser pequeno para caber no coração dos demais. Cuida de ti mesmo. O Homem só sabe que está evoluindo quando deixa de se preocupar com os mal feitos do seu vizinho.
·     A maior virtude é a caridade sofredora.
·     Cada forma animal representa um instinto particular, uma aptidão ou um vício.
·     Alguém tem que erguer a voz e clamar bem alto, no meio desta vida sufocante, que a mudança de rota do pensamento é necessária.
·     Lembra, filho, que toda a minha ambição é querer ficar bem entendida sobre as heranças transcendentais.
·     Procure o lado bom da vida. Seja otimista, procure subir e espere sempre o melhor. Com o coração esperançoso, teremos todas as coisas nobres que desejamos.